Mudar de casa pode ter tanto de animação como de confusão. Mudamos de casa ou porque mudamos de emprego, ou vamos estudar para fora da nossa área de residência habitual ou simplesmente iniciamos uma nova vida, a mudança de lar pode revelar-se exigente, stressante, confusa e dispendiosa.
A passagem de um lar para outro pode ser muito exigente, stressante e dispendiosa.
Hoje no VOCÊ SABIA, deixamos algumas dicas para ajudar na tarefa.
Mudar de casa pode ter tanto de animação como de confusão. Mudamos de casa ou porque mudamos de emprego, ou vamos estudar para fora da nossa área de residência habitual ou simplesmente iniciamos uma nova vida, a mudança de lar pode revelar-se exigente, stressante, confusa e dispendiosa. Por mais simples que seja a decoração, a mudança de exige muita paciência e capacidade de organização para que tudo corra pelo melhor.
Há despesas na mudança de casa que são incontornáveis, mas existem outras que se podem anular.
Antes da mudança deve organizar em datas as suas tarefas, tentar fazer um agendamento por forma a facilitar todo o processo e tentar evitar imprevistos.
Fazer uma lista de tudo o que há para fazer, colocar etiquetas de identificação em todas as caixas. Comece por empacotar as coisas que menos precisa.
E nesta parte de empacotar pode fazer uma poupança, existem, no mercado, empresas que tratam do embalamento dos pertences, mas este serviço tem um custo associado. Existem também caixas de papelão à venda, mas o seu custo unitário também é algum. Uma solução para poupar é fazermos nós mesmos. Pode tentar envolver a família e amigos e desta forma até pode ter uma reunião familiar animada. Quanto às caixas, pode comprar ou então pedir em algumas lojas ou a amigos.
Os objetos mais frágeis podem ser envolvidos em lençóis velhos, toalhas, panos, cobertores, jornais ou folhetos de supermercado, por exemplo.
Aproveite também para deitar fora o que não precisa, ao longo da vida vamos acumulando coisas que nem sempre precisamos.
Voltando à poupança, nos últimos tempos antes da mudança de casa corte nos serviços que não são essenciais, nomeadamente, televisão, internet e telefone. Mantenha o telemóvel e o pacote de dados para estar contactável e atualizado. Ao cancelar antecipadamente estes serviços também evita esquecer de anular algum deles, caso deixe tudo para a última da hora.
Informe se, junto da sua empresa de telecomunicações, se o seu pacote de internet e televisão funciona na nova residência. Caso tenha um serviço no qual ainda decorre o período de fidelização, peça nova instalação e atualize os dados para a nova morada.
Certifique-se também que, quando mudar, tem os serviços mínimos de água, gás e eletricidade ativos, na sua nova morada.
E finalmente não esqueça de atualizar a morada no seu cartão de cidadão, nos serviços de conservatória, loja do cidadão ou se tiver leitor de cartões pode fazê-lo você mesmo.
Actualize ainda junto das entidades bancárias, seguradoras e outros serviços que tenha subscritos.
E boa mudança de casa!
- Texto não escrito ao abrigo do acordo ortográfico