Coluna Vertical – Um país sem remédio

Sempre que algum governante decide levar a cabo alguma reforma, o resultado é quase sempre o contrário da finalidade pretendida. Em vez de resolver o problema, agrava-o.

O país está literalmente a apodrecer ao Sol. A todos os níveis, seja na Saúde, na Justiça, na Educação, na Segurança Social, na Administração Pública ou na Administração Local. E o mal vem de longe. Só que, em vez de se atalhar caminho, à boa maneira portuguesa, foi-se deixando a situação deteriorar e apodrecer na árvore até cair de podre.

O pior é que não se vê solução à vista até porque o sistema político, que tinha a obrigação de gerar as soluções, também já apodreceu, pelo que não se espere que daí venha a salvação. Bem pelo contrário. Sempre que algum governante decide levar a cabo alguma reforma, o resultado é quase sempre o contrário da finalidade pretendida. Em vez de resolver o problema, agrava-o.

Veja-se o caso do S.N.S. em que o Governo teve a brilhante ideia de acabar com as parcerias público-privadas que era precisamente das poucas coisas que estavam a funcionar bem e com alguma racionalidade.

Agora, no desespero, toda a gente clama por mais dinheiro. Só que o dinheiro é como a água: se um sistema de rega não estiver operacional e houver ruptura na canalização, o desperdício de água não só é enorme como a solução não passa por bombear cada vez mais água.

Artigo anteriorMETEOROLOGIA COM MeteoAlentejo
Próximo artigoFestas de Agosto 2022, num novo espaço