Criada em Portugal a Sociedade Europeia de Emergência Médica – Sociedade Científica

Surge pela necessidade, da existência de uma Sociedade Científica apenas, vocacionada exclusivamente para a área Científica da Emergência Médica, área cuja sua Ciência na Europa não assenta na sua essência autêntica, havendo diversos “modelos” e a falta destes.

A Sociedade Europeia de Emergência Médica é, uma Sociedade de Cariz Científico, legalmente constituída, assente em três áreas, cuja interligação é incontornável, sendo estas a: Medicina, Medicina Pré-Hospitalar, Paramedicina e Enfermagem, quer ao nível da prática, quer ao nível da Educação.
Neste prossuposto, tratando-se de uma Sociedade Europeia, conta já com peritos de diversos países, não só Europeus, mas também dos Estados Unidos da América, sendo estes uma verdadeira potência no que diz respeito à educação em Medicina Pré-Hospitalar.
Entre eles, Médicos, Enfermeiros, Paramédicos, Estudantes de Paramedicina e Docentes em Medicina Pré-Hospitalar, entre os quais, especialistas na área da emergência e proteção civil.
Conta de igual modo, entre os seus Órgãos Sociais e Digníssimos Concelhos, constituídos por Peritos e Especialistas, altamente diferenciados nas suas respetivas áreas, com reputação ao nível mundial, de salientar Docentes em Medicina, Médicos, Enfermeiros e Instrutores Especialistas em Emergência Médica, e Docentes Internacionais em Medicina Pré-Hospitalar, entre outras áreas que se afiguram de relevante importância em termos de contributos, na sua área.
Surge pela necessidade, da existência de uma Sociedade Científica apenas, vocacionada exclusivamente para a área Científica da Emergência Médica, área cuja sua Ciência na Europa não assenta na sua essência autêntica, havendo diversos “modelos” e a falta destes. Pretende-se assim, a criação de programas de educação altamente diferenciados e uma uniformização, bem como a devida creditação, desde logo o devida identificação Europeia para estes intervenientes, a semelhança do que ocorre em outros países não Europeus, onde a realidade da Emergência Médica, é muito diferente da Portuguesa, e de muitos outros países que constituem o espaço Europeu.
Nesta senda, afigura-se a necessidade de estabelecer linhas limitadoras, por forma, a que não se mesclem diversas áreas naquilo que é emergência médica na rua, e não se relegue esta a um papel inferior, especialmente sendo a primeira linha de resposta e, na qual deverá haver um esforço na maior na dotação de equipas altamente diferenciadas pela sua educação.
Tem como objetivos principais, produzir e divulgar o conhecimento e investigação, colaborar no ensino universitário, pré e pós-graduado, investigação e outros na especialização da emergência médica, fomentar atividades de formação e educação, nomeadamente participar na formação e educação de pessoal técnico especializado interveniente em emergência médica.
Promover ou coadjuvar a organização de conferências, congressos e quaisquer outras atividades congéneres no campo da emergência médica e estabelecer o intercâmbio entre as diversas instituições e grupos de estudo ou sociedades nacionais e estrageiras, destacando-se ao nível europeu, procurando fomentar a conjugação de esforços no que respeita à emergência médica.
European Society of Medical Emergency Gavião – Portugal
Tel.: +351913671026 | E-mail: seem@seem.pt

Reunir e congregar e apoiar atividades que envolvam os seus associados, enaltecendo e dignificando a atividade de emergência médica, representando a emergência médica e os associados na defesa dos seus interesses estatutários, sociais e deontológicos, desenvolvendo atividades de estudo, análise, acompanhamento e avaliação de desempenho, culturais, de recreio, desporto, saúde, formação, educação e solidariedade social, é outro dos pontos chave da sua atividade.
A produção de programas de acreditação e programas de educação e certificação ou recertificação dos intervenientes em emergência médica ou de normas clínicas e protocolos de atuação são outros dos objetivos propostos.
Na sua génese está a Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar e, a Fénix – Associação Nacional de Bombeiros e Agentes de Proteção Civil.
A tomada de posse do Órgãos Sociais, teve lugar no dia 26 de fevereiro.

Artigo anteriorAlteração do regime da propriedade horizontal e dos condomínios a partir de 10 de abril
Próximo artigoUm país irreformável