L3 está pronta para descolar de Ponte de Sor

Em janeiro de 2022 a L3Harris Technologies anunciou um novo plano estratégico, que passa por uma nova organização de negócios, onde a aviação civil não está contemplada

Em outubro de 2017 foi anunciada a compra da GAir pela americana L3Harris, que apresentou alguns dos planos que tinha para a base de Ponte de Sor.

A empresa declarou aos acionistas ter comprado a GAir por 13M de dólares, o que provou ter claras intenções em potenciar esta nova base, com novas aeronaves de forma a disponibilizar aos seus cadetes o acesso a aeronaves mais modernas.

Em Ponte de Sor a academia da L3Harris abrange todas as áreas da formação de um piloto e está instalada no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, onde há mais de 300 dias de sol por ano, sendo assim um local de excelência para o ensino, seguindo a aposta da empresa que tem escolas de aviação localizadas na Europa e no Reino Unido, todas elas equipadas com instalações e recursos de última geração, desde uma frota de aeronaves moderna até excelentes simuladores de voo.

Contudo em janeiro de 2022 a L3Harris Technologies anunciou um novo plano estratégico, que passa por uma nova organização de negócios, onde a aviação civil não está contemplada focando-se apenas em Sistemas integrados de missão, sistemas espaciais e aéreos e sistemas de comunicação.

Sabemos que durante 2020 a empresa encerrou 2 bases de formação, uma na Nova Zelândia (Hamilton) e outra em Inglaterra (Southampton).

Ao nosso jornal chegou a informação que alguns colaboradores da base de Ponte de Sor, já foram informados sobre a resolução contratual, situação que anuncia um eventual encerramento da Academia Europeia da L3Harris em Ponte de Sor, ou uma eventual venda.

O presidente do segmento já foi colocado noutro sector da empresa e alguns instrutores já estão à procura de novas escolas para lecionar.Segundo fonte próxima da empresa a TAP tem os simuladores de voo da L3Harris das aeronaves A320 e A330neo.

O grupo L3Harris tem aproximadamente 47.000 funcionários, com clientes em mais de 100 países, mas o setor da aviação civil emprega menos de 5.000 pessoas.

Este processo de reorganização teve inicio em 2019 e a L3Harris apostou em negócios de alto crescimento com a tecnologia como fator diferenciador e os resultados desse trabalho asseguraram a sustentabilidade da nova estrutura simplificada.

Em comunicado de imprensa emitido pela L3Harris em 3 de janeiro de 2022, afirmou Christopher E. Kubasik, vice-presidente e CEO da L3Harris. afirma:

“os Nossos clientes e parceiros sabem que a L3Harris produz tecnologia de ponta para resolver alguns dos nossos problemas de segurança nacional mais complexos”…”as nossas áreas de negócio vão continuar a liderar a inovação e a satisfazer as necessidades do mercado, criando soluções avançadas para os desafios operacionais mais difíceis.”

Christopher E. Kubasik, vice-presidente e CEO da L3Harris

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