Ponte de Sôr – Centro de Formação para Profissionais da Indústria Aeronáutica

No dia 19 de julho, Ponte Sôr recebeu o novo centro de formação para Profissionais da Indústria Aeronáutica.

Esta nova Secção de Formação Profissional para a Indústria do instituto de Emprego e Formação Profissional, está instalada numa parte das antigas instalações da Delphi e anuncia ser uma importante componente formativa para o cluster aeronáutico de Ponte de Sôr. Com um investimento de 1 milhão e meio de euros, o centro deve formar 250 formandos em simultâneo e pretende dar resposta a algumas das carências de mão de obra qualificada do setor.

Com um olhar muito atento sobre as necessidades das empresas do setor que se instalaram e se estão a instalar em Ponte de Sôr, este espaço de formação surge da Parceria do Município com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e vai ao encontro do acolhimento de três Agendas Mobilizadoras do PRR, que estimam criar 600 postos de trabalho diretos no território.

Este centro está implementado numa área de 2000 metros quadrados inserido um espaço que em muito contribuiu para a construção social de Ponte de Sor e da região e está capacitado para promover ações de formação nas áreas de Manutenção de Aeronaves, Produção de Compósitos, Automação e Robótica, Manutenção Industrial e Energias Renováveis afirmando desta forma um olhar para o futuro.

O que antes esteve ao abandono pouco a pouco vai ganhando uma nova vida e vai dar lugar a um moderno centro tecnológico e centro de acolhimento empresarial.

O crescimento esperado para a cluster aeronáutico, implica o aumento da população e esse é um desafio para o município e para a região que vão ter que ajustar as respostas sociais nas várias vertentes, quer seja na habitação, saúde, segurança e em muitas outras.

A cerimónia contou com intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário, e do Vice-Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, Bernardo Sousa, numa sessão que conta ainda com a participação de representantes de entidades estabelecidas no território, para reforço dos fatores de atratividade de Ponte de Sôr para a indústria aeronáutica e da importância da criação deste espaço para a fixação de profissionais qualificados, que alavancam o crescimento da atividade e do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes que presidiu à sessão de encerramento da cerimónia.

Artigo anteriorPrograma de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis está de volta 2023
Próximo artigoColuna Vertical – A conquista do poder