O serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, Met Office, prevê que 2025 estará entre os 3 anos mais quentes desde que se começaram a registar.
Depois de termos terminado o ano de 2024 como o ano com a média de temperaturas mais elevada em todo o globo desde que há registo utilizando termómetros, 2025 também deverá ser muito quente.
A esta tendência, a que estejamos entre os anos com temperaturas médias no globo mais quentes deve-se a vários fatores:
O principal fator que está a provocar o aquecimento global são a emissões de gases com efeito de estufa, são gases como o dióxido de carbono que absorvem a radiação infravermelha que vem do Sol e a que é refletida pela terra, aumentando o movimento dessas moléculas, aumentando assim o calor. O que nós chamamos calor é a movimentação das moléculas. E isso aumento do dióxido de carbono vem essencialmente da queima de combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo e os seus derivados, como a gasolina e o gasóleo.
P: Qual é a temperatura que se prevê para 2025?
R: Os cientistas do serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, Met Office prevêm que a temperatura deverá estar pelo menos mais 1,29ºC mais quente desde a época pré-industrial. O ano de 2024 esteve em média 1,6ºC mais quente do que antes de 1850 e o de 2023 1,45ºC.
Então 2025 será muito quente, mas um pouco menos que 2023 e 2024.
E Como é que se explica isso?
Há muitos fatores que influenciam o clima. O fenómeno do El Niño em 2023/2024 que se registou no hemisfério Sul trouxe um empurrão à temperatura, acrescentando um pico no aumento de temperatura, conduzido por anos de aumento de gases com efeito de estufa.
Estamos a falar de temperaturas médias globais, havendo extremos climáticos em diferentes partes do mundo. Mas esse aquecimento global está a provocar alterações climáticas que potenciam os fenómenos climáticos extremos.
Conselho ambiental: Individualmente podemos poupar energia, mas é também necessária uma ação coletiva. Devemos estar atentos às políticas e participar. Quer seja políticas a nível internacional, nacional ou a nível local. Devemos agir coletivamente, por exemplo em Organizações Não Governamentais do Ambiente como a Quercus.
E lembre-se de ajudar a preservar o ambiente!