Este Dia foi proclamado na Resolução 49/114 adotada na Assembleia Geral da ONU de 23 de janeiro de 1995.
O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono é celebrado anualmente a 16 de setembro, e sublinha a importância que a camada de ozono representa para o Planeta Terra, protegendo-o e a nós, seres vivos, dos raios solares ulravioletas.
A camada de ozono é a barreira necessária que evita os raios ultravioleta de atingirem a Terra. Tem uma influência fundamental na proteção da saúde humana e animal, bem como do equilíbrio dos ecossistemas.
O tema deste ano retoma o «Avançando na ação climática», e tem como objetivo relembrar a responsabilidade de todos para continuar a desenvolver os consideráveis benefícios para o ozono e para o clima já alcançados no âmbito do Protocolo de Montreal através da eliminação progressiva das substâncias que empobrecem a camada de ozono, reduzindo, assim, gradualmente a produção e o consumo de hidrofluorocarbonetos (HFC).
Neste dia celebramos as conquistas do Protocolo de Montreal, assinado em 1987, sobre substâncias que destroem a camada de ozono. Ao banir estas substâncias e permitir que a camada do ozono recupere lentamente, esta resolução protege milhões de pessoas contra problemas de saúde, bem como os ecossistemas e combate as alterações climáticas – já que muitas substâncias que destroem a camada de ozono também são gases que aquecem o planeta. É possível agir em conjunto, em todo o planeta, desde que haja vontade.
A eliminação progressiva de substâncias que destroem a camada de ozono provou ser uma ferramenta poderosa para a acção climática que ajudou a abrandar o aquecimento global, por exemplo, adiando em até 15 anos o primeiro Verão sem gelo no Árctico.
Através da Emenda Kigali, a acção climática está a ser ainda mais acelerada. Os países comprometem-se a reduzir gradualmente a produção e o consumo de hidrofluorocarbonetos (HFC) – poderosos gases que contribuem para o aquecimento climático e que substituíram substâncias que destroem a camada de ozono nos vários sectores. Se a Emenda for totalmente ratificada e implementada, até 0,5°C de aquecimento poderá ser evitado até 2100.
A sua preservação e proteção são, por isso, essenciais para a preservação da vida na Terra.
Este Dia foi proclamado na Resolução 49/114 adotada na Assembleia Geral da ONU de 23 de janeiro de 1995.