Quercus | Dia Mundial do Ambiente

5 de junho é o dia Mundial do Ambiente.

É um dia instituído pela ONU, foi o dia em que se iniciou em 1972 em Estocolmo a primeira conferência sobre desenvolvimento humano que tratou de forma universal os problemas das questões ecológicas.

O planeta tem assistido a um declínio drástico da biodiversidade, que inclui a diversidade de espécies e de ecossistemas.

Este ano o tema da ONU para o dia mundial do ambiente o restauro dos ecossistemas.

As Nações Unidas apontam a educação como componente essencial do pilar do movimento global para o restauro dos ecossistemas.

A Lei do Restauro dos Ecossistemas, aprovada pelo parlamento europeu[1], refere que: «Os Estados-Membros devem alcançar uma tendência crescente da superfície nacional total de espaço verde urbano, inclusive mediante a integração de espaço verde urbano em edifícios e nas infraestruturas, em zonas de ecossistemas urbanos».

Sugerem vários exemplos de medidas de restauro de ecossistemas, tal como entre elas o: «Aumento dos espaços verdes urbanos com características ecológicas, como parques, árvores e parcelas florestais, coberturas verdes, prados de flores silvestres, jardins, horticultura urbana, ruas arborizadas, prados e sebes urbanos, lagoas e cursos de água, tendo em conta, nomeadamente, a diversidade de espécies, as espécies autóctones, as condições locais e a resiliência às alterações climáticas.»

E ainda que devem «plantar mais três mil milhões de árvores até 2030»

Artigo anteriorAvis | Energia é um fator decisivo no custo de produção agrícola
Próximo artigoPonte de Sor | Isenção de IMT para jovens pode impedir o arrendamento