A Quercus está a divulgar o Guia para Cidades Amigas dos Polinizadores, que traduziu e adaptou para a língua portuguesa; trata-se de uma publicação da Comissão Europeia elaborada pela ICLEI Europe com colaboração técnica da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Visa criar ambientes urbanos favoráveis aos polinizadores.
A existência de populações prósperas de polinizadores selvagens é essencial para espaços verdes e ecossistemas urbanos saudáveis, fornecendo serviços vitais de polinização. No entanto, estes polinizadores têm diminuído significativamente, exigindo ações urgentes de conservação.
O guia enquadra-se na Iniciativa da União Europeia pelos Polinizadores e contribui para a melhoria dos habitats dos polinizadores nas áreas urbanas. As zonas urbanas podem ser um refúgio importante para muitos polinizadores de insetos.
O guia destina-se a autoridades locais, técnicos de planeamento urbano, arquitetos paisagistas, gestores de propriedades, empreiteiros, promotores imobiliários e jardineiros. Uma das medidas preconizadas é a criação de habitats para polinizadores, incluindo o uso de flores que produzam bastante néctar e pólen.
É uma ação concreta ao alcance de qualquer autarquia e das pessoas que tenham jardins, hortas ou quintais. Por isso a Quercus, em parceria com uma empresa portuguesa de sementes biológicas certificadas, vende na sua loja on-line pacotes de mistura de sementes selecionadas para criar plantas com flores para alimentar abelhas e outros polinizadores.
Qualquer pessoa pode contribuir para preservar os polinizadores.
Lembre-se de ajudar a preservar o ambiente!