Você sabia – Prazo para a limpeza dos terrenos termina dia 30 de Abril

Em caso de incêndio, não esqueça deve ligar para o número nacional de emergência 112 ou para os bombeiros da sua área. Pode ainda consultar o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para acompanhar diariamente as zonas que apresentam maior risco de incêndio.

Os incêndios florestais são uma das maiores ameaças à destruição das nossas matas.

Se mora numa área florestal, pode tomar medidas para tentar prevenir incêndios, minimizando as consequências. Podemos acompanhar o estado dos incêndios no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Criar uma área de protecção à vegetação num raio de 50 metros à volta da casa é fundamental e obrigatório para proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos.

O prazo para a limpeza das matas e terrenos pelos proprietários ou quem arrenda ou usa estes espaços termina a 30 de Abril. Quando isso não acontece os municípios podem fazê-lo e a seguir é cobrado aos responsáveis o valor desses custos.

Para poderem gerir os incumprimentos e contactar os proprietários, as câmaras municipais têm acesso à base de dados do Balcão Único do Prédio, onde constam os dados fiscais dos prédios e a identificação dos proprietários e do respetivo domicílio fiscal, entre outras informações.

Previna sempre os incêndios:

Tenha sempre à mão algo com que possa extinguir um foco de incêndio, como um extintor, mangueira, enxadas ou pás. Convém ter de reserva um rádio, uma lanterna a pilhas (e pilhas extra), material de primeiros socorros, sapatos fortes e isolantes do calor, garrafas de água e comida em embalagens de conserva.

Em caso de incêndio, não esqueça deve ligar para o número nacional de emergência 112 ou para o 117 que é o número nacional de proteção à floresta. Pode ainda consultar o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para acompanhar diariamente as zonas que apresentam maior risco de incêndio.

VOCÊ SABIA?

Artigo anteriorJornal aponte – Fatores condicionantes no Olival!
Próximo artigoPonte de Sor – Lances em momentos cruciais do jogo suscitaram duvidas