Foros de Arrão acolhe desde o dia 21 de setembro o CIMFA – Centro Interpretativo de Molinologia de Foros de Arrão.
A inauguração oficial contou a presença de varias entidades, que para alem de ficarem a conhecer o novo equipamento que vem enriquecer a oferta cultural existente no Concelho de Ponte de Sor, tambem foram brindados com sabores da gastronomia local acompanhados pelos do Alentjo, interpretados pelo grupo Alentejo Vadio e com uma paresentação do Grupo de Danças e Tradições da AFATI (Associação Forense dos Amigos da Terceira Idade).
O Município de Ponte de Sor investiu cerca de 560 mil euros na criação dete centro interpretativo e contou com a comparticipação de fundos estruturais europeus.
Com este equipamento o Municipio de Ponte de Sor pretende criar a articulação entre os vários elementos molinológicos existentes no concelho: o moinho de vento de Foros de Arrão, os moinhos de água de Ponte de Sor e a moagem industrial.
Os vizitantes deste centro interpretativo vão poder compreender como surgiram os moinhos, como funcionam, os tipos existentes, as evoluções a nível da técnica e da indústria que possibilitaram a sua evolução, não esquecendo, a cultura a eles associada e a sua ligação com o futuro. No espaço está instalada a sala do Funlab, explorar a “ciência dos Moinhos”, numa vertente lúdico-pedagógica através de elementos interativos e da experimentação.