Portugal Air Summit 2024 | 10 a 12 de outubro | Aeródromo Municipal de Ponte de Sor
Na 7.ª edição da maior cimeira aeronáutica da Península Beberica ficou bem definido impacto e a importância que o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor no interior e na região em particular. Agora surgem algumas necessidades fruto do crescimento do equipamento e Manuel Castro Almeida, Ministro Adjunto e da Coesão Territorial reconheceu a grande importância das autarquias na diluição das assimetrias entre os territórios do interior e os do litoral.
Atualmente a rede de estradas, não satisfaz as necessidades da região e em particular do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, que vê para já um estrangulamento na possibilidade de abraçar outros projetos que necessitem de deslocar pessoas e bens. Atualmente não há financiamento europeu para a construção de vias rodoviárias ficando o financiamento das mesmas, a cargo do governo.
Hugo Hilário, Presidente do Município de Ponte de Sor entende que o trabalho que está a ser desenvolvido no concelho, já justifica a construção de vias de acesso que aproximem Ponte de Sor da capital e do Norte do país.
Diariamente operam no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, escolas ligadas ao setor aeronautico, empresas de manutenção, fabricas de vários produtos de elevada tecnologia, para além de meios da proteção civil, mas já está em implementação uma empresa de manutenção de aeronaves de médio porte e vai iniciar para breve a construção de uma unidade de produção daquela que será a primeira aeronave de construção nacional. Este é o dia-a-dia que Sandra Catarino, Diretora do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor tem que coordenar e que a faz sentir as dificuldades de estar no interior do país em que as assimetrias se sentem a cada passo.