Ponte de Sor – Sevenair reforça posição em Ponte de Sor e cria mais de 200 postos de trabalho

Com esta operação a Sevenair empresa de capital nacional, posiciona-se no topo da ranking europeu e passa a reunir condições para ser a maior academia privada de pilotos da Europa

Em outubro de 2017 foi anunciada a compra da GAir pela americana L3Harris, que apresentou alguns dos planos que tinha para a base de Ponte de Sor.

A empresa declarou aos acionistas ter comprado a GAir por 13M de dólares, o que provou ter claras intenções em potenciar esta nova base, com novas aeronaves de forma a disponibilizar aos seus cadetes o acesso a aeronaves mais modernas.

No dia 3 de janeiro deste ano, a L3Harris anunciou  um novo plano estratégico, que passa por uma nova organização de negócios, onde a aviação civil não está contemplada, em consequência desta medida o fim das operações da academia em Ponte de Sor era uma realidade.

Muito se especulou sobre quem seria o novo inquilino das instalações no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e esta semana tudo ficou clarificado com a formalização contratual com a Sevenair que já operava um hangar na infraestrutura local desde o inicio do ano.

Durante o dia de hoje o Município de Ponte de Sor tornou publico em nota de imprensa que:

Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor

O Município de Ponte de Sor assinou a alteração ao “contrato de concessão de três hangares” com a empresa Sevenair Academy, SA. Esta empresa utilizará assim as instalações no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e os ativos da norte americana L3 Harris por via de aquisição.   A empresa partilhou prontamente o seu plano de negócios com a autarquia e propõe-se criar condições para ter ainda mais estudantes a curto prazo, fazendo assim um aproveitamento pleno das infraestruturas de excelência de que irá dispor.

Para Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor “foi importante que esta operação tenha ocorrido de forma rápida entre os privados, cumprindo todos os trâmites legais, e que venha a garantir mais e melhor formação em Ponte de Sor. O Cluster Aeronáutico tem muito a ganhar com a componente da formação altamente especializada e de referência internacional. Adicionalmente, tem sido sempre uma preocupação deste Executivo, que as dezenas de trabalhadores, ainda que ressarcidos no despedimento coletivo do empregador cessante, encontrem novas oportunidades profissionais que garantam estabilidade às suas carreiras e famílias, de preferência, no nosso concelho, no nosso Cluster Aeronáutico.”

No dia em que foi celebrado o contrato entre o Município de Ponte de Sor e a academia de pilotos, falamos com Carlos Amaro, CEO da Sevenair Academy, que revelou alguns detalhes do plano de investimento.

Carlos Amara, CEO Sevenair Academy

Com esta operação a Sevenair empresa de capital nacional, posiciona-se no topo da ranking europeu e passa a reunir condições para ser a maior academia privada de pilotos da Europa, a base de Ponte de Sor vem aumentar em 50 aeronaves a frota da academia, que ainda sofre um crescimento de 4 simuladores de voo.

Esta operação prevê a criação de mais de 200 postos de trabalho no próximo ano, tendo salvaguardado o acesso dos anteriores trabalhadores ao que chamaram “Feira de emprego” interna.

Ricardo Pinheiro, que à data era Secretario de Estado do Planeamento

A Sevenair já estava presente no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor desde janeiro de 2022, momento em que passou a ocupar um hangar destinado à manutenção aeronáutica, relembrando que nessa mesma data o CEO da empresa, lançou o desavio a Ricardo Pinheiro, que à data era Secretario de Estado do Planeamento para que fosse criada uma carreia aérea regional que incluísse a infraestrutura local.

Atualmente Carlos Amaro, não esconde que a ser lançado o concurso publico para operar uma carreira aérea regional que inclua Ponte de Sor a empresa estará interessada, reforçando que também está incluída na estratégia do Município.

Artigo anteriorPonte de Sor – Antevisão ao 1º jogo da Liga Placard Futsal 2022/23
Próximo artigoReportagem – Preparar o futuro