Ponte de Sor | Verdadeiramente Salgueirinha

Que a Salgueirinha continue a ser um local de alegria e união por muitos anos, e que a tradição se mantenha viva e forte, como um verdadeiro tesouro a ser preservado e celebrado.

Em 2024 fruto da instabilidade atmosférica o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sor, cancelou as atividades que tinha programado para os tradicionais festejos da Salgueirinha.

Longe vão os tempos em que Ponte de Sor ficava deserta, porque todas as famílias se juntavam na Salgueirinha na segunda feira de páscoa.

Ao longo do tempo a Salgueirinha foi perdendo espaço, e não me refiro apenas ao espaço físico que foi ficando confinado e rodeado pelo crescimento da Zona Industrial da Salgueirinha, ou para outros motivos de interesse.

Mudam-se os tempos e mudam-se as vontades…

Mas este ano algumas dezenas de pessoas mostraram que o verdadeiro espirito da Salgueirinha está vivo e a crescer e prova disso foi que de forma espontânea os piqueniques em grupo voltaram a acontecer.

Fotos: Kim Zé Garrinhas

Em entrevista exclusiva ao nosso jornal, José Manuel Santos, Presidente da União de Freguesias de Ponte de Sor, Tramaga e Vale de Açor anunciou que existem planos para aquele espaço de forma a garantir a continuidade da tradição,

Esperamos que os esforços do Presidente da União de Freguesias de Ponte de Sor, Tramaga e Vale de Açor se concretizem e que a Salgueirinha continue a ser um local de convívio e celebração para as famílias de Ponte de Sor.

Tal como vem sendo habitual anualmente tonarmos publica uma interpretação da marcha “Salgueirinha dos Meus Amores”, com letra e musica de Luís Manuel Velez Bonito com data de 26 de março de 1967.

João Pedro Biscaia é o interprete deste ano, e a ele agradecemos a disponibilidade para colaborar com o jornal aponte e a generosidade em partilhar memorias e ajudar a perpetuar esta tradição.

Fotos: Kim Zé Garrinhas

A marcha “Salgueirinha dos Meus Amores” é um hino à tradição e à cultura popular de Ponte de Sor, e a sua interpretação por João Pedro Biscaia certamente tocará os corações de todos os que têm esta festa no seu coração.

Aproveito para dedicar esta interpretação a todos os que ao longo dos anos se empenharam para que esta tradição não se perdesse no tempo.

Que a Salgueirinha continue a ser um local de alegria e união por muitos anos, e que a tradição se mantenha viva e forte, como um verdadeiro tesouro a ser preservado e celebrado.

Artigo anteriorPonte de Sor | Equipe do Eléctrico segue firme rumo à próxima fase
Próximo artigoPonte de Sor | Sob pressão: como lidar com o stress do dia-a-dia no trabalho e na procura de emprego