Programa para ajudar as famílias a renovar as casas
A primeira fase do Programa de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis 2023 vai arrancar em breve. Segundo a página do Fundo Ambiental, as candidaturas ao apoio podem ser apresentadas através do preenchimento do formulário disponível online a partir de dia 16 de Agosto deste ano. E vão estar abertas até ao dia 31 Outubro de 2023, ou até estar esgotada a verba disponível nesta primeira fase.
O pagamento do apoio é realizado depois do investimento e a candidatura deve ser acompanhada das facturas e comprovativos de pagamentos das intervenções elegíveis realizadas desde 1 de maio de 2022 até à data da candidatura. Só depois de validada é que as famílias terão direito ao reembolso das despesas realizadas para melhorar a eficiência das suas casas.
Este novo Programa de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis 2023 apresenta algumas diferenças face ao anterior:
-os projetos de melhoria da eficiência das casas terão uma majoração de 10% para quem reside fora dos distritos de Lisboa e Porto, o que significa que terão cheques maiores para melhorar a eficiência energética das casas.
– os valores dos apoios são diferentes: por exemplo, nas janelas eficientes o limite do apoio subiu de 1.500 para 2.000 euros. Já nas bombas de calor o valor máximo do apoio caiu de 2.500 para 2.000 euros. E nos painéis solares fotovoltaicos o apoio máximo desceu de 2.500 euros para 1.000 euros sem baterias, mas aumentou para 3.000 quando inclui baterias.