A fotografia também pode ser usada para registar e denunciar crimes ambientais.
A 19 de agosto celebra-se o Dia Mundial da Fotografia. Nesta data, em 1839, o governo francês, tendo adquirido o processo da invenção do daguerreótipo, declarou a invenção de Daguerre como um presente “grátis para o mundo” tornando-o de domínio público.
A invenção do processo fotográfico de Louis Jacques Mandé Daguerre terá surgido alguns anos antes, mas não de forma simples. Antecedeu-lhe Joseph Nicéphore Niépce que, unindo elementos da química e da física, criou a héliografia em 1826. Nessa experiência, aliou o princípio da “camara escura” (usada por artistas desde o século XVI, entre eles Leonardo da Vinci) à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre veio aperfeiçoar a invenção, rebatizando-a tal como a conhecemos: o daguerreótipo.
O dia mundial da fotografia foi, pois, instituído, na data em que o daguerreótipo foi patenteado pelo governo francês, em 19 de agosto de 1839. Da sua invenção até à atualidade, a fotografia é uma arte amplamente admirada e adotada por toda sociedade.
Fotografia de natureza
A fotografia de natureza visa representar fenómenos ou agentes naturais (plantas, animais, paisagens, fenómenos meteorológicos, pequenos pormenores, entre outros). A fotografia de natureza tende a centrar a sua atenção na captação de aspetos estéticos, mais que outros tipos de fotografia.
Devemos alertar que para obter boas fotografias não nos devemos colocar em perigo, nem perturbar o ambiente, como os animais.
A fotografia também pode ser usada para registar e denunciar crimes ambientais.
Fotografe
E lembre-se de ajudar a preservar o ambiente!