Quercus | Nova espécie de planta descoberta no alentejo

A Ferulago brachyloba é endémica do Centro e Sul da Península Ibérica e só existe em Portugal e Espanha.

Uma nova espécie de planta, Ferulago brachyloba, foi descoberta por Miguel Porto (investigador do BIOPOLIS-CIBIO, Estação Biológica de Mértola e Sociedade Portuguesa de Botânica) e por Sara Lobo Dias (investigadora da Escola Superior Agrária de Santarém, do cE3c da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Botânica).

A Ferulago brachyloba é semelhante a um pequeno funcho e pode chegar a um metro de altura. As suas flores são amarelas de um amarelo invulgar, muito luminoso. As folhas são divididas dicotomicamente em filamentos finos

A planta foi encontrada durante um trabalho de campo nas margens do rio Xarrama, na região de Évora, o rio Xarrama é afluente da margem direita do rio Sado.

A Ferulago brachyloba é endémica do Centro e Sul da Península Ibérica e só existe em Portugal e Espanha.

A espécie é preliminarmente avaliada como Em Perigo porque apenas se conhece que ocorra em três locais.

Segundo Miguel e Sara, são necessários novos trabalhos de campo para aprofundar o conhecimento sobre esta espécie. É importante confirmar se a planta ainda ocorre atualmente nos dois locais onde tinha sido colhida no séc. XIX, nos leitos de cheia do alto Tejo. Também é importante completar a prospeção no rio Xarrama, para se ter bem caracterizada a população existente e assim ter dados rigorosos para bem planear medidas de conservação.

Os autores sugerem que “seria importante implementar uma área de conservação que inclua uma zona tampão de cada lado do rio ao longo dos três quilómetros de habitat favorável para acautelar possíveis ameaças futuras”.

Conselho ambiental:

Proteja as borboletas, que também são insetos polinizadores das umbelíferas, como a planta que foi descoberta.

Lembre-se de ajudar a preservar o ambiente!

Artigo anteriorPonte de Sor | Futebol do EFC arranca época com jogo para a Taça de Portugal
Próximo artigoForos de Arrão | Inauguração do Centro Interpretativo de Molinologia de Foros de Arrão.