Você sabia – Ir de férias e deixar a casa preparada

Há mais cuidados antes de partir para o destino

Já está a pensar nas férias? Hoje no VOCÊ SABIA, vamos deixar lhe uns truques, ou aliás, lembrar que é melhor deixar logo a casa preparada para o regresso. Sei que não é fácil, porque a ansiedade de rapidamente partirmos para o nosso destino de descanso merecido leva que pensemos “fica para depois”, mas neste caso “não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje” aplica se muito bem.

E assim evitar o desalento ao entrar em casa, depois de umas boas férias e ver tudo sujo e desarrumado.

Em primeiro lugar, começar pela limpeza, primeiro, deixar a casa limpa, não fazer uma limpeza geral, mas verificar se não há nada à vista que possa atrair insetos ou causar odores desagradáveis. Dar um olhar especialmente à cozinha e casas de banho. E não esqueça o lixo.

Espreitar o frigorífico e congelador. O ideal é esvaziá-los, assim evitará que qualquer alimento se estrague ou que um problema no fornecimento elétrico faça com que tudo lá dentro se estrague.

Mas se deixar comida, certifique se de que ela dura até ao seu regresso. Não esqueça a despensa também:  verificar se os frascos, sacos e recipientes estão hermeticamente fechados.

Canalização, o conselho é deixar a torneira geral da água fechada. Isso evita qualquer risco de inundação se, de repente, algo que não devia acontecer. Em qualquer caso, uma inspeção rápida de torneiras, ralos e sanitas é recomendado.

Desligue os aparelhos da tomada. Antes de sair, dê uma volta pela casa e certifique se de que as luzes estão apagadas e que todos os eletrodomésticos que podem ser desligados estão. Por um lado, evita o consumo do que está standby e, por outro, reduz o risco de curtos-circuitos.

Não esquecer as plantas. Se não tiver ninguém que possa regar as plantas na sua ausência, antes de sair verifique se elas estão em perfeitas condições e num local onde tenham luz suficiente. Verifique também se têm água para suportar vários dias. Se tiver um jardim, veja se a irrigação automática está bem programada.

E finalmente fechar bem as janelas, há coisas que não pode rever com muito tempo de antecedência, mas é preciso fazer uma revisão pouco antes de fechar as portas de casa. O caso das janelas. Certifique se que as deixa bem fechadas, mas pode deixar as persianas levemente levantadas.

Há mais cuidados antes de partir para o destino, esvaziar a caixa de correio ou programar uma luz para acender de tempos em tempos, são outros pontos para levar em conta. E, claro, se puder, deixe a chave para alguém de confiança para poder controlar de vez em quando.

VOCÊ SABIA!

Artigo anteriorÀ sombra da agricultura – Campanha da cortiça na reta final
Próximo artigoColuna Vertical – Alentejo, a nova Faixa de Gaza