Com a forte projeção que o cluster aeronautico do alentejo tem alcançado e em particular o Aerodromo Municipal de Ponte de Sor surgem carencias que podem condicionar a expanção e o crescimento pretendido.
Atualmente um dos grandes projetos de referencia que se estão a desenvolver é o LUS222, aprimeira aeronave de construção nacional e a linha de montagem vai ser instalada no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor. Este projeto já absorve mais de uma centena de tecnicos especializados, que estão a trabalhar em Evora, contudo para a unidade de Ponte de Sor vão ser necessários algumas centenas de trabalhadores que não existem na região.
Atualmente o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional de Ponte de Sor, já está a trabalhar em articulação com o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor de forma a dar resposta às solicitações formativas do setor aeronauto em Ponte de Sôr, mas esta é apenas uma primeira resposta ao problema que a falta de alojamento para os potenciais alunos e a fraga rede de transportes colativos impossibilita um alargamento da area de influencia.
O Municipio de Ponte de Sor, está disperto a esta problemática e está a desenvolver todos os esforços possiveis para ultrapassar esteas limitações.