“Escolas recebem canetas de adrenalina e formação sobre alergias alimentares”

Estabelecimentos abrangidos por esta medida são aqueles onde há alunos com alergia e risco de anafilaxia identificado e com mais de mil estudantes.

Em nota de imprensa enviada à nossa redação, a Associação Nacional dos Técnicos de Emergência manifesta com agrado a extensão deste ato e a devida formação que salva vidas ás escolas,

“nesta medida podemos verificar a importância da administração do fármaco em causa, através das “canetas de adrenalina”, com o nome técnico de “EpiPen”.


Este é o fármaco (epinefrina) mais importante no tratamento do choque anafilático, tratamento que fica facilitado com o recurso a um equipamento pré-doseado, capaz de autoinjetar a substância no músculo do paciente.

No mesmo documento a ANTEM destaca o facto de mais de 90% dos intervenientes em Emergência Médica Pré-Hospitalar (tripulantes de ambulância) não estarem habilitados ao recurso deste simples dispositivo, nem estarem autorizados à administração do referido fármaco – que salva vidas e que deve ser usado com a maior celeridade possível, após devida avaliação.

É nestas situações que a epinefrina, (substância normalmente conhecida como adrenalina), pode salvar uma vida. Esta hormona aumenta a pressão arterial e aumenta os níveis de glucose no sangue, sendo naturalmente libertada como uma resposta para preparar o corpo para uma reação rápida, em momentos de stress. Mas então, que influência tem num choque anafilático? A epinefrina, aumenta a pressão arterial através de uma constrição (estreitamento) dos vasos sanguíneos e, normaliza a respiração relaxando os músculos dos pulmões. Adicionalmente, aumenta a frequência cardíaca e reduz o edema (inchaço) que se pode formar no rosto e lábios devido à reação alérgica. Tem uma ação rápida e eficaz e, por isso, é responsável por salvar inúmeras vidas ao reverter o choque anafilático.

Artigo anteriorAposta do município gera novo centro de formação
Próximo artigoFalha nas comunicações põe em causa qualidade do socorro