Ponte de Sor | 10ª Edição do Festival Música Júnior

O maior Estágio musical de verão chega sábado a Ponte de Sor

Começa sábado e prolonga-se até dia 3 de setembro, a 10ª edição do Festival Música Júnior, evento que se realiza em Ponte de Sor e que proporciona a mais de 350 estudantes oriundos das melhores escolas de música de Portugal e do Estrangeiro uma experiência memorável, integrando um Coro, uma Big Band, uma Orquestra Juvenil ou uma Orquestra Sinfónica. Estes jovens músicos com idades compreendidas entre os 8 e os 21 anos, estarão durante 9 dias em intensa atividade musical, liderados por um coletivo de 35 professores e 3 maestros. 

O Festival Música Júnior vai proporcionar concertos em várias freguesias do concelho de Ponte de Sor, em locais emblemáticos como são o Coreto Municipal de Ponte de Sor, a Igreja Paroquial de Vale de Açor, a Esplanada de São José em Galveias, o Jardim das Afonsas em Montargil ou o Moinho de Vento em Foros de Arrão.

Esta iniciativa tem assumindo um papel incontornável na formação de jovens estudantes de música em contexto extra-curricular. Ao longo de mais de 11 anos, tem alicerçado o seu reconhecimento público pela excelência do corpo docente, pela singularidade da proposta artística e pela importância dada à partilha de experiências entre todos os participantes num ambiente descontraído e de salutar confraternização.

DIABOLUS IN MÚSICA é o tema proposto para a edição deste ano que terá como convidados principais – BANDA OSIRIS – um grupo Italiano com mais de 40 anos de carreira, formado por 4 músicos, atores e compositores. Este grupo foi galardoado com diversos prémios de bandas sonoras e as suas atuações são o resultado da fusão de música, teatro e comédia aliadas a uma enorme criatividade artística.

A par destes protagonistas serão uma vez mais convidados alguns dos melhores professores dos principais Conservatórios e Escolas de Ensino Especializado Nacionais e Espanholas, que juntamente com os participantes serão os responsáveis pela semana cultural que será desenvolvida em Ponte de Sor durante o Festival Música Júnior.

Este que é o maior Estágio de Verão Internacional, tem proposto desde 2012 diferentes horizontes musicais através dos convidados envolvidos – Mário Laginha e Maria João, Pedro Santos, Carlos Moura, Sofia Escobar e Mário Augusto, Helder Moutinho e Rui Vieira Nery, Gilles Apap, Joshua dos Santos, Vasco Dantas Rocha, Jeffery Davis e Gabriela Canavilhas, Kyril Zlotnikov e António Victorino d’Almeida, Bárbara Barradas, Carlos Cardoso, Sissi Martins, Ruben Madureira, Fernando Alvim, Rui Una, Adrian Ronda Sampayo e das temáticas apresentadas “O Jazz”, “O Legado de Piazzola”, “O Humor”, “As Bandas Sonoras de Hollywood”, “Fado – O Legado Português”, “O Folk e o Étnico no Universo Erudito”, “Música nas Américas”, “A Genialidade Russa”, “A Ópera e o Teatro Musical”, “PLAY & SCORE | Bandas Sonoras de Vídeo Jogos”.

Programa:

Sábado – dia 26 de agosto
17h00 / 17h30 – Escola Secundária de Ponte de Sor – Chegada dos alunos
18h30 – Teatro-Cinema de Ponte de Sor- Apresentação do Programa

Segunda-feira – 28 de Agosto _ Igreja Paroquial do Vale de Açor às 19h00

Quarteto de Cordas do Festival Música Júnior + Piano

Terça-feira – 29 de Agosto  _ Esplanada São José em Galveias às 19h00

Quarteto de Cordas do Festival Música Júnior + Piano

29 de Agosto _ Jardim das Afonsas em Montargil às 19h00

Ensemble de Madeiras do Festival Música Júnior

Quarta-feira – 30 de Agosto _ Coreto do Jardim Municipal de Ponte de Sor às 19h00

Ensemble de Jazz do Festival Música Júnior + Oriol Saña (Violino)

Quinta-feira – 31 de Agosto _  Moinho de Vento em Foros de Arrão às 19h00

Quinteto de Metais do Festival Música Júnior + Percussão

Sábado – 02 de setembro – 21:00 – Concerto final na Zona Ribeirinha de Ponte de Sor

Domingo – 03 de setembro – 18:00 – Concerto Final Aula Magna Lisboa

Todos os dias – estágio na Escola João Pedro de Andrade, estadia na Escola Secundária Ponte de Sor e atividades lúdicas ao final do dia nas piscinas, campos desportivos e zona ribeirinha.

Artigo anteriorVocê Sabia – Plantas vs ar condicionado
Próximo artigoFestifolk 2023 | Gala Social | Bósnia e Herzegovina