Você Sabia – Plantas vs ar condicionado

Plantas purificadoras em vez de ar condicionado, resulta?

O Calor de Agosto está aí em força, e para quem não tem ar condicionado em casa, as noites podem ser horas de martírio, um levanta e deita sem saber como estar. Ora, há uns dias encontrei um artigo muito interessante e que revela as plantas que podem tornar o ambiente em casa mais arejado e purificado e resolvi trazer até ao Você Sabia para vos dar a conhecer.

Começo pela lavanda, planta que filtra o ar e liberta um perfume agradável, deves escolher a lavanda, que além de ser muito fácil de cultivar, espalha alegria e é capaz de equilibrar as energias em casa. É uma planta versátil que pode colocar em qualquer lugar. Fica bem em vasos na cozinha, no quarto de dormir, também pode utilizar as suas flores para criar saquinhos de perfume para colocar dentro dos armários.

Gerbera, disponíveis em mais de 20 cores, as gerberas têm hastes longas e as suas flores surgem normalmente na primavera e no verão, o que promete deixar as casas ainda mais leves nesta altura.

A Jibóia. Se gosta de plantas trepadeiras, esta é uma boa opção . Esta planta conseguirá resistir ao calor e à alta humidade da tua casa e sobrevive mesmo quando colocada nos ambientes mais escuros e até noutros bastante secos.

Avenca. A avenca é uma planta que purifica o ar que vai gostar de ter sempre consigo. É tão potente que consegue remover as toxinas, comuns nos espaços fechados, e permite ao seu corpo soltar o muco e alivia a congestão nasal. É mesmo a planta perfeita para pessoas com asma ou bronquite.  Deve mantê-la entre os 18°C e 24°C e evitar que seja exposta ao ar demasiado quente ou frio.

Antúrios. Filtram o ar e reduzem as quantidades de amoníaco, monóxido de carbono e metanol presentes na atmosfera. Eliminam as toxinas libertadas pelos produtos de limpeza que não são biológicos, por colas e até tintas. Com o ar mais limpo, os antúrios podem ajudar no controlo das alergias. Cheia de benefícios, esta é a planta que vai tornar o ambiente mais acolhedor, sobretudo as salas que precisam de alguma sofisticação.

As plantas que filtram o ar são uma maneira inteligente e amiga do ambiente, de poupar energia durante o verão. São capazes de contribuir para melhorar a qualidade do ar, reduzir a acumulação de químicos e eliminar a humidade que, a longo prazo, podem trazer problemas não só estéticos como também estruturais ao lar.

Embora precisem de atenção, com a poda e rega adequadas terão um tempo de vida longo.

Você Sabia?

Artigo anteriorÀ sombra da agricultura – Cinegética, parceiro da agricultura
Próximo artigoPonte de Sor | 10ª Edição do Festival Música Júnior