Quercus | Alerta ao mosquito

Como evitar mosquitos em casa

José Janela – Quercus

Vamos falar de uma Aplicação para monitorizar os mosquitos que recebeu este ano uma menção de honra da União Europeia de Ciência Cidadã.

Mosquito Alert é uma plataforma de ciência cidadã criada na Catalunha, em Espanha, que permite a colaboração de diversos atores no estudo, monitorização e controlo de espécies de mosquitos vetores de doenças como o dengue, o Zika, o chikungunya ou a febre do Nilo Ocidental. Tanto os cidadãos como o mundo científico, os agentes de saúde pública e o setor educativo desempenham um papel fundamental neste projeto.

Para realizar este projeto, foi criada uma aplicação gratuita com o mesmo nome, Mosquito Alert. Com a aplicação, qualquer pessoa pode enviar observações de mosquitos, dos seus locais de reprodução e das picadas. Uma equipa de entomologistas especializados valida as fotografias recebidas e notifica o resultado ao participante. Por fim, os resultados são publicados num mapa público, onde é possível consultar e descarregar as observações registadas desde 2014.

Existem também dados disponíveis para outros países europeus, incluindo em Portugal.

Há registos em Portugal do mosquito comum (Culex pipiens), mas também do mosquito tigre (Aedes albopictus). O mosquito tigre pode transmitir doenças como dengue, Zika, chikungunya e febre amarela.

Com as alterações climáticas e o aquecimento global algumas espécies tropicais vão expandir-se ainda mais.

A urbanização também favorece algumas espécies de mosquitos que se alimentam de sangue humano.

Como evitar mosquitos em casa

Os mosquitos podem habitar vários espaços e ambientes diferentes sempre e quando há água. Os mosquitos precisam de água para se reproduzir. Sem água, não há mosquitos, portanto, uma das medidas de prevenção mais eficazes é evitar que haja água acumulada em nossas propriedades. Para reduzir o número de mosquitos tigre, podemos limpar os nossos espaços exteriores, que incluem pátios, terraços, varandas, jardins e pequenas hortas. O mosquito tigre usa pequenos volumes de água para se desenvolver, então preste atenção aos pequenos detalhes.

Pode consultar-se o site mosquitoalert.com onde se encontra toda a informação.

E lembre-se de ajudar a preservar o ambiente!

Artigo anteriorLongomel | Número de dadores de sangue no Longomel continua a crescer
Próximo artigoPonte de Sor | O que significa “Ser um bom aluno”?