Quercus | Manifestação pelo rio Guadiana

A Quercus está solidária com tudo o que puder contribuir para a qualidade deste rio que também é português.

José Janela | Quercus Portalegre

Em Badajoz, no próximo sábado, 18 de outubro, pelas 10h30, hora local, às 9h30 em Portugal, vai decorrer uma manifestação pelo rio Guadiana. A manifestação foi convocada pela associação cidadã “Salvemos el Guadiana”. Vários coletivos e associações juntam-se ao apelo.

A associação tem vindo desde 2016 a lutar contra a poluição do Guadiana. O rio é poluído pelos nitratos provenientes da agricultura e produção de gado, mas também resíduos diversos, como despejos ilegais de restos de obras, resíduos de plásticos provenientes de estufas e de sistemas de rega e lixo deixados por pessoas que frequentam as margens.

Neste momento um grande problema são espécies exóticas invasoras como o jacintos-de-Água, ou camalote como é conhecida em Espanha, com o nome científico de Eichhornia crassipes que tapam a água, impedindo a chegada de luz para as partes mais profundas da água, provocando a morte dos outros seres vivos.

Os responsáveis da associação dizem que Badajoz vive de costas voltadas para o rio. Para contrariar isso apelaram todos os habitantes de Badajoz e redondezas que se juntem à manifestação para que as autoridades locais, regionais e nacionais atuem.

A Quercus está solidária com tudo o que puder contribuir para a qualidade deste rio que também é português.

Apelamos a que se contribua para ter rios mais saudáveis.

E lembre-se de ajudar a preservar o ambiente!

Artigo anteriorPonte de Sor | Futebol do EFC joga em casa para a Taça de Honra
Próximo artigoPonte de Sor | Dia Mundial da Música na Escola João Pedro de Andrade