Tal como tem acontecido nos últimos anos, o presidente da ACORPSOR, Rui Varela, prestou declarações após o encerramento do Colóquio Anual “Futuro da Agricultura e Novos Desafios da PEPAC”, realizado no Centro de Artes de Ponte de Sor, sublinhando a importância da inovação tecnológica e da proximidade institucional, num encontro que contou também com a presença do Eng.º Rogério Alves, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.
O Auditório do Centro de Artes de Ponte de Sor recebeu, no dia 3 de dezembro, o Colóquio Anual da ACORPSOR – Associação de Criadores de Ovinos da Região de Ponte de Sor. O evento reuniu agricultores, técnicos e representantes institucionais para debater o futuro da agricultura e os novos desafios da PEPAC, com intervenções do Ministro da Agricultura e Mar, Eng.º José Manuel Fernandes, da Coordenadora do Gabinete Técnico da ACORPSOR, Eng.ª Marta Cané, e do representante da CONFAGRI, Eng.º David Jorge.
A sessão contou ainda com a presença do Eng.º Rogério Alves, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, reforçando o envolvimento da autarquia na valorização da agricultura como setor estratégico para o desenvolvimento local e regional.
Após o encerramento dos trabalhos, Rui Varela destacou a relevância da inovação e da tecnologia como pilares para o setor agrícola. “Este foi um colóquio muito direcionado para a importância da inovação na agricultura, as sementes e aquilo que temos vindo a debater”, afirmou, sublinhando que a associação alterou a data do evento para garantir a presença do ministro.
O dirigente valorizou também o papel da Câmara Municipal e da CCDR Alentejo, que reforçaram a agricultura como pilar estratégico para o desenvolvimento regional. “É sempre muito importante termos esta proximidade. As surpresas acontecem à medida que vão surgindo as comunicações e, desta vez, deixaram-nos uma perspetiva positiva”, acrescentou.
Entre os temas abordados, mereceu destaque a questão das doenças emergentes, que representam riscos sérios para a atividade agrícola. “Infelizmente, estamos a ser surpreendidos com novos focos que podem ditar, de um dia para o outro, o fim da exportação de animais”, alertou Rui Varela, referindo o impacto que situações como a peste suína africana podem ter na Península Ibérica.
As declarações foram recebidas com atenção pelos participantes, que encheram o auditório, demonstrando o envolvimento da comunidade agrícola e a vitalidade da associação, prestes a celebrar 40 anos de atividade. O presidente reforçou o compromisso da ACORPSOR em continuar a apoiar os agricultores, desburocratizando processos e agilizando respostas às necessidades concretas do setor.

